16 | julho
» Para consultar os resultados, deve:
> utilizar a App INOVARconsulta, usando as seguintes credenciais:
- Login: n.º do Processo do Aluno.
- Senha (se ainda não foi alterada pelo utilizador): n.º do Cartão de Cidadão ou equivalente.
> ativar o ano letivo de 2024-2025.
> aceder ao separador "Avaliações".
> selecionar "Avaliação Global" ou "Habilitações".
» As pautas em papel encontram-se afixadas na Escola Secundária de Lousada.
REAPRECIAÇÃO DAS PROVAS FINAIS
REAPRECIAÇÃO AUTOMÁTICA
» O processo de reapreciação é automático sempre que:
> A classificação final da disciplina (CFD) após a realização da prova final do ensino básico seja inferior à classificação interna final (CIF);
> Um aluno se apresente à realização da prova final do ensino básico com uma CIF de nível dois e obtenha uma classificação na prova final do ensino básico entre sessenta e quatro (64) e sessenta e nove (69) pontos percentuais, inclusive.
» Os encarregados de educação não necessitam de realizar nenhum procedimento, uma vez que as provas serão automaticamente sujeitas a reapreciação.
» A reapreciação automática ocorre após afixação das pautas com os resultados da 1.ª fase.
REAPRECIAÇÃO NÃO AUTOMÁTICA
» Nas provas finais do ensino básico não sujeitas ao processo de reapreciação automático pode haver lugar a reapreciação, mediante a apresentação de requerimento.
» O requerente formaliza o pedido de reapreciação através do preenchimento do modelo próprio disponibilizado pelo JNE: Modelo 11/JNE (descarregar e preencher o documento), nos dois dias úteis seguintes à afixação das pautas.
» O requerimento, dirigido ao Presidente do JNE, é apresentado nos Serviços Administrativos da ESL, bem como o comprovativo de pagamento dos emolumentos devidos (depósito da quantia de €25).
» Os Serviços Administrativos entregam diariamente, ao Secretariado de Exames, todos os pedidos entrados.
» PARA REQUERER A REAPRECIAÇÃO DAS PROVAS A NÍVEL DE ESCOLA
> Para requerer a consulta da prova:
» O(A) Encarregado(a) de Educação, ou o(a) aluno(a) quando maior de idade, formaliza o pedido através do preenchimento do Modelo 09/JNE (descarregar e preencher o documento).
» O requerimento, dirigido ao diretor da escola, deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação.
» O Secretariado de Exames operacionaliza a preparação da prova para consulta, que deverá ser levantada em suporte papel na Reprografia da ESL até às 16:30h, pelo(a) encarregado(a) de educação ou pelo(a) aluno(a), devidamente identificados, mediante o pagamento do valor das fotocópias habitualmente cobrado.
> Para requerer a reapreciação da prova:
» O requerente formaliza o pedido de reapreciação e a alegação justificativa, através do preenchimento dos modelos próprios disponibilizados pelo JNE: Modelo 12/JNE e Modelo 12-A/JNE, respetivamente, nos dois dias úteis seguintes após ter procedido ao levantamento da prova.
» O requerimento e a alegação justificativa são apresentados nos Serviços Administrativos da ESL, até às 16:30h, bem como o comprovativo de pagamento dos emolumentos devidos (depósito da quantia de €25).
» Os Serviços Administrativos entregam diariamente, ao Secretariado de Exames, todos os pedidos entrados.
Alunos Autopropostos | Alerta
Os alunos que se encontram não aprovados após a realização das provas da 1.ª fase ficam automaticamente inscritos para a 2.ª fase.









