A violência destrói quem a vive e quem a presencia. As taxas de feminicídio, em todo o mundo, são absurdas. Todos os dias, os números aumentam e com eles o ódio também.
Elina Chauvet, artista plástica e arquiteta mexicana, ficou conhecida por desenvolver projetos em torno deste problema. O mais famoso foi uma intervenção, realizada na cidade do México, que consistiu em espalhar centenas de sapatos vermelhos nas ruas e, consequentemente, atrair as atenções para este tema.
O seu trabalho é, então, o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto. Vários trabalhos alusivos ao que se imagina ser o fardo de viver e de conviver com a violência e, onde a cor vermelha predomina, constituem uma homenagem a todas as vítimas que por aqui passaram.
A mensagem é clara e os números também. Falem. Denunciem. Não se deixem ficar. Todos os segundos contam…até pararem de contar.
Inês Mendes 12º I










