Diário de Bordo para COVID-19

20. 09. 29
Acessos: 15596

HISTÓRICO INTERNO (desde 06-fevereiro e em atualização)

(29-set.)
Divulgação do Plano de Contingência do Agrupamento, para Covid-19 (versão final).

(29-set.)
Divulgação de orientações relativas a caso suspeito-ESL.

(24-set.)
Divulgação da campanha de sensibilização sobre a Covid-19, incluindo promoção da instalação da App "StayAway Covid-19".

(21-set.)
Divulgação das linhas de apoio (municipal) para Covid-19.

(11-set.)
Divulgação de informação UCC Lousada contendo orientações para alunos e respetivos Pais/Enc. Educ., relacionadas com o regresso às aulas em tempos de pandemia Covid-19.

(15-jun.)
Reforço de divulgação do... Guia de Recomendações-DGS, por Tema e Setor de Atividade.

(29-mai.)
Reforço de divulgação do... Vídeo informativo (para crianças e Pais/Enc. de Educ.) relativo ao regresso do Pré-escolar às atividades presenciais.

(18-mai.)
Reforço de divulgação do... Manual Saúde e Atividades Diárias.

(11-mai.)
Reforço de divulgação de... Plano de Contigência-ESL, para Covid-19.
Informação alvo de Normativo Interno - Aviso 101, de 11-mai.

(06-mai.)
Reforço de divulgação de... Informação destinada a populações vulneráveise Correta utilização da máscara cirúrgica.

(01-mai.)
Reforço de divulgação de informação relativa a... COVID-19 e Tabaco.

(08-abr.)
Reforço de divulgação, a pedido da Unidade de saúde Pública  do ACeS Tâmega III - Vale do Sousa Norte.
20 04 08 icon divulgacao linha apoio psicologico covid

(02-abr.)
Reforço de divulgação, a pedido da Unidade de saúde Pública do ACeS Tâmega III - Vale do Sousa Norte, de... Medidas de Limpeza e Desinfeção de Superfícies em Estabelecimentos de Atendimento ao Público ou Similares.

(02-abr.)
Reforço de divulgação, a pedido da DREN, da... Campanha #SerAtivoEmCasa e novo site do IPDJnovo site do IPDJ.

(01-abr.)
Reforço de divulgação, a pedido da Unidade de saúde Pública do ACeS Tâmega III - Vale do Sousa Norte, de atualização de contactos: telefone = 255 872 901 ou 255 872 902 | email = Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

(31-mar.)
Reforço de divulgação das... 3 áreas dedicadas ao atendimento de utentes com sintomas suspeitos de Covid-19.

(28-mar.)
Reforço de divulgação das... Linhas de apoio-Covid-19 (casa), relativas às Unidades de Saúde Familiar locais.

(26-mar.)
Reforço de divulgação de... Guias sobre o COVID19, para criançasGuia-DGS sobre a importância da alimentação.

(20-mar.)
Reforço de divulgação de... Novos Materiais - Atividade Física em Isolamento.

(19-mar.)
Reforço de divulgação da... Divulgação: Linha de Apoio Municipal para Lousadenses diagnosticados com COVID 19.

(19-mar.)
Divulgação de mensagem do Diretor-AEL, à(s) comunidade(s) escolares (ver infra).

Trabalhadores de serviços essenciais

O Comunicado de 14 de março do Ministério da Educação refere que “Na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro - incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo assim que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes, é identificada pelo menos uma escola de cada agrupamento de ensino (ou a escola não agrupada) que deverá acolher os seus filhos ou outros dependentes.”

Assim, reitera-se que as escolas do concelho estão a trabalhar em articulação entre todas, no sentido de operacionalizar o referido. Os 4 agrupamentos estão prontos para qualquer eventualidade e a escola que servirá para esse apoio será a escola secundária de Lousada, pela sua centralidade geográfica.

Todos por todos é o lema que servimos.

Contem connosco, nós contamos convosco!

19 de março de 2020

O Diretor, Filipe Silva

(19-mar.)
Divulgação, por solicitação do ACES TÂMEGA III –  VALE DO SOUSA NORTE, de... COVID - CASA ( Linha de Apoio).

(18-mar.)
Divulgação, por solicitação do ACES TÂMEGA III –  VALE DO SOUSA NORTE, de... Documentos de apoio à gestão do stress e do isolamento, pela Ordem dos Psicólogos.

(17-mar.)
Divulgação, por solicitação do ACES TÂMEGA III –  VALE DO SOUSA NORTE, de... RECOMENDAÇÕES | Atividade Física em situação de Isolamento.

(16-mar.)
Divulgação, por solicitação da tutela, das... escolas de referência para acolhimento de filhos de trabalhadores de serviços essenciais, de acordo com o definido no artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março.
Recorda-se que, citando a tutela, «esta lista é dinâmica e poderá, face ao evoluir da situação, sofrer alterações. Estas alterações serão sempre realizadas pela DGEstE, em articulação com os AE/ENA e os municípios». Por outro lado também é frisado que «Esta situação aplica-se quando a “mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos”.

(16-mar. | atualização da informação homóloga, publicada em 12-mar.)
Divulgação de... RETIFICAÇÃO | Orientações para preenchimento de formulário/declaração para apoio ao Progenitor/Encarregado de Educação que se encontre a cuidar de criança que frequente Escola Encerrada por ordem do Governo (ver infra)
Divulga-se também... Listagem de FAQ relativas a este assunto e Formulário/Declaração, que cada requerente deve utilizar para formalizar o seu pedido à sua entidade patronal.

Ex.mo(a) Sr.(ª) Diretor(a) de Escola,

Em sequência das mais recentes orientações do Governo, remete-se em anexo formulário/declaração e respostas a questões frequentes, para esclarecimento.

O preenchimento do formulário/declaração é simples para que possa ser feito pelo próprio, sendo que apenas um encarregado de educação poderá usufruir do apoio. Deverá se preenchido um formulário/declaração por criança elegível.

A declaração deve, após totalmente preenchida e assinada, ser enviada para a entidade patronal. Poderão tirar fotografia e remeter por e-mail ou por mensagem de telemóvel.

A entidade patronal é que faz a requisição do apoio, através da Segurança Social Direta, após receber a declaração.

A informação previamente recolhida poderá vir a ser fundamental, nomeadamente para as famílias das escolas de Felgeiras e de Lousada, para enquadrar apoios com efeitos na passada semana.

Muito agradeço a melhor colaboração, a todos os Diretores de Turma/Professores de 1.º Ciclo, no envio desta informação aos encarregados de educação e no esclarecimento das dúvidas que possam surgir.

Volto a insistir na importância de não saírem de casa, nem para a resolução deste assunto, tratando de tudo à distância.

Caso precisem de cuidados de Saúde, antes de se dirigirem ao Centro de Saúde, Deverão contactar a sua Unidade Funcional por telefone/e-mail, sendo agendado o seu atendimento a hora certa, para evitar contacto desnecessário com outras pessoas.

Grato a todos!

Cumprimentos cordiais,

Hugo de Sousa Lopes

Diretor Executivo do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte

(13-mar.)
Divulgação de... Comunicado do Ministério da Educação com Orientações às Escolas.
Informação alvo de Normativo Interno dirigido ao Pessoal Docente - Aviso 069, de 13-mar.

Aproveita-se para informar que no decurso da reunião de hoje com a tutela, resultou a confirmação da manutenção do encerramento dos estabelecimentos escolares do nosso Agrupamento, por ordem decretada pela DGS desde 09-março
.

(12-mar.)
Divulgação de... Orientações para emissão de Atestado/Certificado ao Progenitor/Encarregado de Educação que se encontre a cuidar de criança que frequente Escola Encerrada por ordem da DGS.
Nota 1: Orientações remetidas exclusivamente aos Srs. Professores Titulares de Turma/Diretores de Turma, por solicitação do Ex.mo Sr. Diretor Executivo do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Dr. Hugo de Sousa Lopes.
Nota 2: Sublinha-se a importância de os Progenitores/Encarregados de Educação não se dirigirem aos Centros de Saúde para solicitar estes documentos.

(09-mar. | atualização 04)
Reforço de divulgação Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (clicar aqui para ler).

(09-mar. | atualização 03)
Por solicitação do Senhor Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, divulga-se o comunicado emitido pela Direção Geral de Saúde (clicar aqui para ler)

(09-mar. | atualização 02)
Reforço de divulgação do comunicado de hoje, emitido pela autarquia (clicar aqui para ler)
Nota: Neste momento difícil, a Direção do Agrupamento volta a solicitar a máxima colaboração para o cumprimento das normas em vigor e agradece a compreensão de todos.

(09-mar. | atualização 01)
Divulgação de orientação pedagógica veiculada pelo Sr. Diretor à comunidade docente, no sentido de, em primeira instância, reagir à situação de emergência começando a mitigar os constrangimentos incontornáveis que se já se vivem:
Por decisão tomada em conjunto com o Senhor Delegado Regional e por forma a minimizar a perda pedagógica por parte dos alunos, solicito aos docentes que enviem material pedagógico da sua disciplina para o Diretor de turma, de forma a que este o faça chegar aos alunos da sua direção de turma. Os Diretores de Turma devem procurar os possíveis meios de contacto não presenciais com os alunos.

(09-mar.)
Reforço de divulgação do Comunicado-DGS (clicar aqui para ler) onde consta a determinação de encerramento das Escolas do Agrupamento e não só).

A Direção do Agrupamento reforça a orientação vertida no comunicado e apela a que... «As pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas."

Neste momento também importa clarificar que o encerramento (temporário) das unidades escolares é significado de suspensão (temporária) de todas as atividades escolares que estavam previstas e que impliquem a presença física dos seus intervenientes (alunos; docentes; não docentes), como por exemplo as aulas, estágios, encontros, exposições, workshops, conferências, clubes, etc.).

A Direção do Agrupamento agradece novamente a toda a comunidade escolar pelo facto de se ter revelado atenta, vigilante, comunicativa e, sobretudo, muito colaborante. Resta recordar que o encerramento (temporário) das unidades escolares não pode traduzir-se no relaxamento interventivo de cada um, porque a cada um cabe o papel mais importante do momento, que é PREVENIR.

Filipe Silva, Diretor

(08-mar. | 23:44h)
É oficial; as escolas do nosso Agrupamento não abrem a partir de amanhã (e até indicação contrária), no âmbito da ação preventiva relativa à Covid-19.

(08-mar. | 23:18h)

Informa-se a comunidade escolar que, não obstante o que já circula na comunicação social, não há, até ao momento, qualquer comunicado oficial à Direção do Agrupamento sobre a situação, muito embora a Direção do Agrupamento esteja neste momento em contacto permanente com o Sr. Delegado de Saúde.

Solicita-se a todos que se mantenham serenos e atentos, designadamente para eventuais novidades que se surgirem entretanto,  serão imediatamente comunicadas à comunidade. A Direção agradece a colaboração de todos.

(05-mar.)
Divulgação de... Normativo interno (Ordem de Serviço 028) - Atualização do ponto de situação, através da publicação de novas deliberações internas.

(04-mar.)
Divulgação de... Normativo interno (Aviso 066), incluindo informação da tutela sobre iminência de publicação de Plano de Contingência.

(03-mar.)
Divulgação de... documento informativo (elaborado internamente) versando sobre esclarecimentos genéricos em torno de questões comuns sobre o COVID-19.

(02-mar.)
Instruções internas (da Direção) aos Ass. Operacionais para reforço de medidas de higienização de espaços e objetos usados massivamente no quotidiano escolar.

(26-fev.)
Divulgação de... página-web da DGS, dedicada a infomar a população em geral, sobre o ponto de situação relativo à COVID-19.

(22-fev.)
Divulgação formal de orientações e informações (de prevenção) oriundas... da Direção Geral de Saúde e/ou da DGEstE.

(06-fev.)
Divulgação interna (e via web) de infografia informativa relativa a precauções para com a situação da COVID-19.